Pular para o conteúdo principal

Pará: Apenas 25 quartéis do corpo de bombeiros para atender os 144 municípios.


Este é apenas um de vários problemas que estão sob a investigação do Ministério Público Militar. O estado do Pará tem 144 municípios. Cada um deveria ter quartel do Corpo de Bombeiros, mas apenas 25 cidades têm essa estrutura.

O Corpo de Bombeiros tem apenas 25 quarteis para atender os 144 municípios do Pará. Além do número insuficiente de unidades, a corporação também sofre com o sucateamento da frota e dos equipamentos. A denúncia é do Ministério Público Militar.

Incêndio no comércio de Barcarena Sede (09.2013)
Bombeiro  chegou após 1hora do inicio do incêndio

No quartel do Corpo de Bombeiros de Ananindeua, 24 viaturas e ambulâncias estão paradas há mais de um ano por falta de manutenção. Cada caminhão vem de longe, é importado da Escandinávia, na Europa, e custa em média três milhões de reais. Fotos de uma vistoria do Ministério Público mostram em detalhes o estado crítico de alguns veículos.

Este é apenas um de vários problemas que estão sob a investigação do Ministério Público Militar. O estado do Pará tem 144 municípios. Cada um deveria ter quartel do Corpo de Bombeiros, mas apenas 25 cidades têm essa estrutura. A tropa é pequena. Tem apenas 2.000 homens, quando deveria ter aproximadamente 5.000. Alguns equipamentos estão sucateados, o que coloca a vida dos bombeiros em risco. A denúncia é do promotor de Justiça Militar Armando Brasil, que relembrou o caso do bombeiro Martinho, que morreu depois de socorrer duas vítimas que se afogavam em Mosqueiro, em janeiro de 2015.

“Ele acabou morrendo por falta de equipamento e por falta de um outro salva vida para lhe dar segurança. Os equipamentos utilizados nessa missão já estavam realmente sucateados”, diz Armando Brasil.

Em Julho do ano passado, outro caso que refletiu a falta de estrutura foi um incêndio de grande proporção, que só foi controlado depois que viaturas de Santa Izabel, São Miguel, Marituba e de Belém foram deslocadas para a cidade.

Em Altamira os bombeiros trabalham de forma improvisada há 10 anos no antigo matadouro da cidade, que nunca foi reformado para receber a tropa.

Em nota, o Corpo de Bombeiros negou a situação de abandono ou sucateamento e disse que tem 22 viaturas em manutenção e outras 16 em reforma. Elas serão reintegradas à frota depois dos serviços. A assessoria não comentou sobre o quartel de Altamira e nem sobre os equipamentos, mas informou que vai prestar esclarecimentos ao Ministério Público.

Com informações do G1PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •